Indaial promove socialização de práticas do projeto de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental

No Auditório do Colégio Municipal de Indaial foi realizada, neste mês, a socialização do movimento de […]

Publicado em Notícias - 26/12/2022.

No Auditório do Colégio Municipal de Indaial foi realizada, neste mês, a socialização do movimento de interação entre as professoras das turmas de 5 anos da Educação Infantil e dos 1º anos do Ensino Fundamental. O encontro foi organizado pela coordenação educacional da SED e mediado pela professora Sônia Facchini, assessora pedagógica da Undime/SC.

As atividades de interação aplicadas no movimento evidenciaram a importância da união desses dois segmentos no compromisso com a infância em todos os seus aspectos, constituindo a escolaridade como prioridade na vida das crianças e oportunizando a elas a construção social, cultural e cognitiva com respeito às singularidades e direitos.

Durante o ano de 2022, os professores desses dois segmentos receberam formação sobre letramento, corpo, gestos e movimentos e eixos comuns entre as duas etapas. No segundo semestre, foram planejadas ações de interação entre as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental e da turma de 5 anos da Educação infantil. No planejamento das atividades foram considerados os eixos estudados.

A transição da etapa da Educação Infantil para o Ensino Fundamental implica numa grande mudança para a criança e para que essa transição aconteça de maneira eficaz, o acolhimento se torna fundamental, levando em consideração a trajetória da criança até então. Desse modo, torna-se necessário possibilitar que esse caminho entre uma fase e outra aconteça de forma tranquila e gradativa, estreitando a relação entre criança e estudante.

“Entendemos assim que a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental deve ocorrer de maneira que se considere as necessidades das crianças e o processo de ensino, aprendizagem e desenvolvimento”, afirma o dirigente municipal de Educação, Márcio Selhorst.

Fonte: Undime/SC com colaboração da SME de Indaial.

Fotos: SME de Indaial.

 

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann