MEC lança plataforma de monitoramento para implementação da BNCC

Durante cerimônia também foi anunciada a ampliação da pesquisa de avaliação e monitoramento para implementação da BNCC ao ensino médio

A Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação lançou, na quinta-feira (2), a Plataforma do Monitoramento de Implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Durante a transmissão foram apresentados os resultados parciais da implementação da BNCC para Educação Infantil e Ensino Fundamental e o cronograma das próximas ações do monitoramento, incluindo ampliação da pesquisa para o Ensino Médio.

Aberta a todas as redes de ensino do país, a Plataforma otimiza a troca de experiências, os exemplos de boas práticas, a discussão sobre os processos de implementação da BNCC e o acesso aos referenciais curriculares estaduais e municipais elaborados pelas redes de educação, além de ser uma importante ferramenta de transparência para a sociedade. “Teremos agora um ambiente tecnológico integrado que, certamente, ajudará na sua implementação”, afirmou Mauro Rabelo, secretário de Educação Básica da pasta.

Desde janeiro deste ano, o MEC, em parceria com a Fundação Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), tem realizado pesquisas de avaliação e monitoramento para implementação da BNCC. O diagnóstico apresentado abrangeu 2 mil escolas, em 250 cidades das 5 regiões do país. A primeira etapa da pesquisa contou com a participação de 24.262 entrevistados, com objetivo de avaliar a intensidade e alcance do processo de mobilização em torno da implementação da BNCC na Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Os dados levantados no diagnóstico, que serão disponibilizadas na Plataforma do Monitoramento, indicam que a BNCC já é uma realidade no país, incidindo diretamente na organização e no planejamento das atividades realizadas pelos profissionais das redes públicas. Os resultados preliminares evidenciam que os educadores reconhecem a BNCC como instrumento para organização de sua prática docente e como garantia dos direitos de aprendizagem dos alunos.

O lançamento da Plataforma garantirá a implementação da Base Nacional Comum Curricular em todo território nacional, conferindo transparência e acessibilidade de informações à toda a sociedade e contribuindo para a consolidação do Plano Nacional de Educação (PNE), em especial da meta 7, que trata da qualidade da educação.

O presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP, particpou do lançamento. “É muito bom chegar num momento como este de lançamento da plataforma de monitoramento da BNCC fazendo balanços positivos. Eu acho que a Base é a grande marca no que diz respeito aos aspectos pedagógicos, é uma grande conquista”. O presidente da Undime afirmou ainda que a BNCC foi e continua sendo um documento essencial e norteador, sobtretudo neste momento de pandemia. “Esse trabalho de monitoramento será fundamental e muito importante”.

Acesse a plataforma de monitoramento.

Confira os resultados completos do relatório da 1ª etapa da Pesquisa de Avaliação e Monitoramento da Implementação da BNCC.

Confira a íntegra da cerimônia de lançamento da plataforma.

Fonte: MEC com adaptações

https://bit.ly/3Dk4kAP

Compartilhe: