MEC orientará entes federados sobre Brasil Alfabetizado nesta quarta-feira (17)

Objetivo é orientar as secretarias de educação que possuem saldos remanescentes do Programa Brasil Alfabetizado a utilizarem o Simec

Publicado em Notícias - 16/04/2024.

(Foto Lúcio Bernardo JrAgência Brasília)

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), realizará na próxima quarta-feira, 17 de abril, uma videoconferência para orientar os entes federados que possuem saldos remanescentes do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) a utilizarem o Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec). O encontro será a partir das 14h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo canal do MEC no YouTube – acompanhe aqui.

O objetivo da formação é apresentar para os secretários de educação o caminho a ser percorrido no Simec, tendo em vista que esta é a primeira vez que o PBA será executado fora de seu sistema próprio.

Participantes – O encontro contará com a participação da diretora de Políticas de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, Cláudia Borges; da coordenadora-geral de Alfabetização de Jovens e Adultos, Maria do Socorro Alencar Nunes; e da equipe técnica da Secadi.

PBA - O Programa Brasil Alfabetizado (PBA) foi criado em 2003, com o objetivo de promover a superação do analfabetismo tendo seu último ciclo ocorrido em 2016. Durante a execução, o programa apresentou diversas questões relacionadas à falta de uniformidade na execução e dificuldade na mensuração dos objetivos alcançados. Por isso, recebeu um novo formato a partir da nova edição do Decreto nº 10.959, de 8 de fevereiro de 2022.

O objetivo do programa permanece o mesmo, alfabetizar pessoas com idade igual ou superior a 15 anos, a fim de promover a cidadania e contribuir com o desenvolvimento social e econômico do País, por meio de assistência técnica e financeira aos entes federados que aderirem ao Programa.

Fonte: MEC

https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2024/abril/mec-orientara-entes-federados-sobre-brasil-alfabetizado-quarta-17

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann