Olimpíada de Língua Portuguesa: saiba como funciona a Etapa Municipal e conheça o papel da Comissão Julgadora Municipal

Após a Etapa Escolar, que terminou na segunda-feira (16), a Etapa Municipal será realizada de 20 […]

Publicado em Notícias - 24/08/2021.

Após a Etapa Escolar, que terminou na segunda-feira (16), a Etapa Municipal será realizada de 20 a 31 de agosto

A Etapa Escolar terminou na segunda-feira, 16 de agosto, após a Comissão Julgadora Escolar selecionar os materiais elaborados por professores e seus alunos – Relato de prática, Linha do tempo e Álbum da turma. Esses materiais foram inseridos pela direção da escola no Portal Escrevendo o Futuro.

Agora acontece a Etapa Municipal, de 20 a 31 de agosto. Neste período, a Comissão Julgadora Municipal vai avaliar e selecionar os materiais das escolas nas categorias do concurso:  Poema, Crônica, Memórias Literárias, Documentário e Artigo de Opinião. Os materiais selecionados irão representar o município na Etapa Estadual.

Qual o objetivo da Comissão Julgadora Municipal?

A Comissão Julgadora Municipal vai avaliar e classificar os materiais – Relatos de prática, Linha do tempo e Álbum da turma – que já foram selecionados anteriormente pelas Comissões Julgadoras Escolares das escolas públicas municipais, estaduais e/ou federais localizadas no município.

Como é organizada a Comissão Julgadora Municipal?

A Comissão Julgadora Municipal é organizada e coordenada pelo(a) representante indicado(a) pelo(a) Secretário(a) Municipal de Educação e/ou pelo(a) responsável indicado(a) pela Diretoria Regional de Ensino no caso de município que não fez adesão ao concurso.

Como é composta a Comissão Julgadora Municipal?

A Comissão Julgadora Municipal deve ter, no mínimo, três avaliadores e ser composta por um número ímpar de participantes para evitar empates nas votações. O número de avaliadores e a duração do trabalho depende da quantidade de materiais que serão avaliados.

Os avaliadores podem ser professores de Língua Portuguesa que não estejam inscritos nesta edição da Olimpíada; representantes das redes municipal, estadual e federal; e representantes da comunidade reconhecidos pelo domínio da Língua Portuguesa e da área do audiovisual como, por exemplo, repentistas, cordelistas, contadores de histórias, jornalistas, escritores e poetas. Os avaliadores não podem ter qualquer tipo de vínculo familiar, parental ou socioafetivo com os professores ou os alunos das turmas inscritas.

Como ocorre a avaliação dos materiais?

Todo o processo de leitura e avaliação dos materiais acontecerá de forma on-line, por meio do Portal Escrevendo o Futuro.

O coordenador da Comissão Julgadora Municipal deve cadastrar os avaliadores no Portal Escrevendo o Futuro. Para ter acesso aos materiais, o avaliador deve acessar www.escrevendoofuturo.org.br, descer até a seção “Olimpíada” e clicar em “Comissão Julgadora Municipal”. O sistema para avaliação será aberto em 20 de agosto, quando também serão divulgados os tutoriais, em texto e vídeo, para explicar como acessar os materiais.

Também é papel do coordenador da Comissão Julgadora Municipal orientar os avaliadores para que leiam, avaliem e atribuam notas a todos os materiais (Relato de prática, Linha do tempo e Álbum da turma) no Portal Escrevendo o Futuro. Para tanto, o coordenador deve encaminhar a eles os textos sobre os materiais e os critérios de avaliação.

A Comissão deve ficar atenta para casos eventuais de plágio, que deverão ser desclassificados. Uma pesquisa no Google pode ajudar os participantes a identificar possíveis casos suspeitos.

Quais os critérios de avaliação dos materiais?

Com o objetivo de alinhar critérios e aprimorar o processo de seleção, os coordenadores devem encaminhar os textos sobre os materiais e os critérios de avaliação para os participantes da Comissão.

Os avaliadores devem conhecer o documento Tessitura do Relato de prática, com orientações sobre a elaboração do Relato de Prática, da Linha do tempo e do Álbum da turma, que são fruto do trabalho desenvolvido pelos professores com seus alunos.

Também devem conhecer os Critérios de Avaliação, que podem ser acessados no folder Comissão Julgadora Municipal – Orientações para o(a) participante.

Como ocorre a validação da seleção dos materiais?

Após a atribuição das notas, a Comissão Julgadora Municipal deve validar e confirmar os materiais que foram selecionados.

Para isso, o coordenador vai realizar um encontro com os avaliadores de 20 a 31 de agosto. Por conta da pandemia, a orientação é que o encontro ocorra de forma virtual.

Para o encontro, quer seja realizado de forma virtual ou presencial, todos os participantes, coordenador e avaliadores, precisam ter acesso a computador, internet e equipamento de som.

O número de materiais selecionados por categoria (gênero) varia de acordo com a quantidade de escolas participantes da Olimpíada no município, como mostra a tabela abaixo:

Como os materiais selecionados seguem para a próxima etapa?

Após a escolha e validação dos materiais pela Comissão Julgadora Municipal, o coordenador irá selecionar os classificados no Portal Escrevendo o Futuro.

Ao final do processo, uma ata será gerada automaticamente com os dados dos avaliadores da Comissão Julgadora Escolar.

Os diretores e professores cujos materiais foram selecionados serão informados de que seguirão para a próxima etapa por e-mail.

Fonte: Portal Escrevendo o Futuro

https://bit.ly/2WnBCix

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann