PAR 4 é tema de encontro virtual do Conviva Educação com estados da Região Centro-Sul

Evento desta quinta (15) foi transmitido pelo canal no YouTube da Undime/SC e abordou desde o […]

Publicado em Notícias - 16/07/2021.

Evento desta quinta (15) foi transmitido pelo canal no YouTube da Undime/SC e abordou desde o acesso até o preenchimento dos campos do PAR 4 no Simec.

Reunindo dirigentes municipais de Educação e equipes de secretaria dos estados do Sul e Centro-Oeste, o Encontro Virtual Conviva Educação realizado nesta quinta-feira (15/7) abordou os principais aspectos do ciclo 4 do Plano de Ações Articuladas (PAR), como o uso pelo Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec) e planejamento de ações. Transmitido pelo canal no YouTube da Undime/SC, o evento contou com mediação das articuladoras do Conviva Educação Cleci Lorenzon e Leila Rocha, e com a palestra do doutor em Educação e secretário-executivo da seccional da Undime do Rio Grande do Sul, Diego Lutz.

Realizando a abertura do evento, a dirigente municipal de Educação de Blumenau/SC e presidente da Undime/SC e Região Sul, Patricia Lueders, ressaltou a importância de executar de forma assertiva o diagnóstico da rede para um planejamento eficiente. “O objetivo desta tarde é trabalhar mais com o PAR 4 e suas dimensões. Esse direcionamento é fundamental para que  o planejamento das ações seja feito de forma democrática e envolvendo todos os agentes”, destacou Lueders. 

A articuladora do Conviva Educação dos estados de Mato Grosso, do Mato Grosso do Sul e do Paraná, Leila Rocha, indicou que o evento é uma oportunidade para a troca de experiências e aproximação dos municípios. “Estar aqui é uma alegria. Essa é uma oportunidade para trocarmos experiências; nosso foco agora é unir os estados nos interesses comuns para o bem comum”, declarou Rocha, reforçando o convite para que os municípios que ainda não conhecem o Conviva Educação realizem seu cadastro. “Estamos aqui para poder apresentar no que a ferramenta pode auxiliar dentro do PAR 4”, complementou. 

Planejamento assertivo

Em sua apresentação, o secretário-executivo da Undime/RS tratou desde o acesso até o preenchimento dos campos do PAR 4 no Simec, destacando a importância desse processo. “O PAR 4 é constituído de etapas muito importantes para a realização de um diagnóstico e um planejamento da educação para o ciclo 2021-2024. Essa política de gestão, assim como todas as políticas educacionais, tem como principal objetivo a melhoria da qualidade da educação básica brasileira”, afirmou Lutz. 

“Em 2021, nós iniciamos o ciclo quatro do PAR, que se alinha bem com o período de gestão dos municípios”, explicou o palestrante, destacando que isso possibilita que os gestores executem o planejamento de forma mais assertiva. Destrinchando todas as abas do módulo do PAR 4 disponíveis para preenchimento na plataforma Simec, Lutz concentrou-se principalmente na seção dos indicadores. “Os indicadores tratam do sistema de ensino, Conselho Municipal de Educação, planejamento, articulação do PNE com os instrumentos de gestão, se há monitoramento, se tem colaboração”, citou. 

Para o secretário da Undime/RS, preencher o campo da justificativa no Simec, relacionando-o ao Plano Municipal de Educação, é primordial para o diagnóstico. “Embora não seja exatamente obrigatório, essa descrição é a melhor forma de efetivamente fazer um diagnóstico, pois permite olhar para a realidade do município e relatá-la”, ressaltou Lutz.  

A transmissão do encontro está disponível na íntegra no canal da Undime/SC no YouTube, clique aqui para conferir. Você também pode acessar o material utilizado pelo palestrante durante o encontro:

Fonte: Undime/SC

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann