Presidente da Undime detalha os desafios da Gestão Pública Municipal

A fala do presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Aléssio Costa Lima, […]

Publicado em Notícias - 02/04/2019.

Aléssio Costa Lima, presidente da Undime Nacional, em palestra no 17° Fórum Ordinário

A fala do presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Aléssio Costa Lima, começa provocativa em sua palestra ministrada no 17º Fórum Ordinário da Undime-SC, realizada em Joinville. Segundo ele, os profissionais devem saber com clareza quais os desafios em âmbito nacional atualmente. São cinco: cumprimento das metas estratégias do Plano Nacional de Educação; Revisão do Pacto Federativo; Implementação do Custo Aluno Qualidade e Instituição do Fundeb como instrumento permanente de financiamento da educação básica pública.

Aléssio definiu o cenário no País. “Não temos certeza se a valorização do professor acontece no Brasil”. Apesar de citar as barreiras enfrentadas no ambiente educacional, o presidente da Undime reforça que “não podemos desanimar, muito menos desistir”, reforçando alguns avanços do Plano Nacional de Educação. Entre eles, a instituição da Rede de Monitoramento e Avaliação dos Planos Estaduais  e Municipais de Educação pela Sase/MEC, planos decenais de educação em quase 100% dos municípios, estudos sobre o cumprimento das metas e estratégias, publicação de resultados, fórum de acompanhamento, ampliação das matrículas de creche e pré-escola, apesar da queda do repasse em recursos.

Em se tratando de verba, Aléssio foi enfático: “educação de qualidade precisa de investimentos”.

A importância da consolidação da cooperação nas políticas públicas foi destaque na palestra. Segundo ele, todos podem e devem compartilhar ações e objetivos.

A solução estaria em objetivos comuns, interesse das partes, ganhos mútuos, transparência e ética como princípios do regime de colaboração. “Só existe esse princípio se há pontos em comum entre as duas partes”, lembrou. O dirigente explicou que o regime de colaboração pode estar presente na concentração de esforços para superar os desafios municipais e nas estratégias para garantir direito à educação.

O evento segue na quarta-feira a partir das 8h30 no auditório, com a palestra: “Corresponsabilidade do Gestor Público Municipal Frente a Gestão de Recursos”, que será ministrada por Palmira Tolotti, e atividades durante todo o dia.

 

Undime-SC

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann