Presidente participa de reunião sobre estratégias de ampliação da cobertura vacinal com secretário de Estado da Saúde, SED/SC e MPSC

Lueders compartilhou experiências exitosas implementadas pelo município de Blumenau, tais como a obrigatoriedade, no momento da […]

Publicado em Notícias - 27/06/2022.

Lueders compartilhou experiências exitosas implementadas pelo município de Blumenau, tais como a obrigatoriedade, no momento da matrícula e rematrícula, de apresentação da declaração de vacinação em dia, e não apenas a cópia da carteira de vacinação, além da disponibilização de imunizantes em escolas e CEIs da rede pública e privada de ensino.

Com o objetivo de dialogar acerca de estratégias intersetoriais para a ampliação da cobertura vacinal de crianças e adolescentes, nesta segunda-feira (27/6), a presidente da Undime/SC e Região Sul, Patrícia Lueders, dirigente municipal de Educação de Blumenau/SC, participou de reunião com o secretário de Estado da Saúde, Aldo Baptista Neto. Na ocasião, foram dados encaminhamentos para a criação de um programa estadual de incentivo às ações de imunização por meio das redes de ensino catarinenses, a fim de garantir que os alunos recebam as vacinas obrigatórias conforme o calendário do Ministério da Saúde.

Lueders trouxe para o debate as experiências de seu município, que tornou obrigatória a apresentação da declaração de vacinação de crianças e adolescentes no ato da matrícula ou rematrícula nas unidades escolares. “Em Blumenau, não se faz mais matrícula e rematrícula sem a declaração de que o quadro vacinal do estudante está em dia. Não basta apresentar uma cópia da carteira de vacinação: é preciso ter a declaração assinada por um médico atestando que aquela criança ou adolescente recebeu as vacinas obrigatórias, porque isso não compete à Educação”.

Apresentando ao grupo um encarte da ação de vacinação nas escolas implementada pelo município, a presidente da Undime/SC destacou os resultados da iniciativa. “Mais recentemente, vimos um aumento de 20% na vacinação contra a Covid-19, mas já desenvolvemos essa ação de incentivo à imunização há três anos em Blumenau, disponibilizando vacinas obrigatórias. Podemos afirmar que nossas crianças estão adoecendo menos”.

A reunião aconteceu na sede da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES), com a presença dos promotores de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), João Botega, coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CIJ), e Douglas Martins, coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos (CDH); do superintendente de Vigilância em Saúde (SUV) de Santa Catarina, Eduardo Macário; do secretário de Promoção da Saúde de Blumenau/SC, Marcelo Lanzarin; e demais representantes da SES, Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) e Secretaria de Estado da Educação (SED).

Fonte: Undime/SC

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann