Profissionais da educação serão vacinados a partir de 31 de maio

Vacinação deverá começar por professores e auxiliares que atuam em Instituição Especial (Centro de Atendimento Educacional […]

Publicado em Notícias - 17/05/2021.

Vacinação deverá começar por professores e auxiliares que atuam em Instituição Especial (Centro de Atendimento Educacional Especializado – CAESP).

Atendendo à necessidade de priorizar a segurança dos profissionais de educação, alunos e de toda a comunidade escolar na continuidade das aulas presenciais, nesta segunda-feira (17/5), o Governo do Estado anunciou o início da vacinação contra a Covid-19 dos profissionais da educação catarinenses a partir do dia 31 de maio. Considerando a maior vulnerabilidade dos profissionais que atuam com crianças que têm maior dificuldade de seguir os regramentos sanitários, integram o primeiro grupo de vacinação os professores e auxiliares que trabalham em Instituição Especial (Centro de Atendimento Educacional Especializado – CAESP) na modalidade presencial. 

Além de simbolizar o reconhecimento pelo esforço dos profissionais da educação neste período de pandemia, a Dirigente Municipal de Educação de Blumenau/SC e presidente da Undime/SC e Região Sul, Patricia Lueders, destaca também que a iniciativa possibilita dar continuidade às aulas presenciais de forma segura. “A inclusão dos profissionais da educação nos grupos prioritários de vacinação é uma demanda da Undime/SC há meses porque sabemos que esse é o melhor caminho para darmos continuidade ao atendimento presencial dos estudantes de forma segura. A imunização desses profissionais irá beneficiar amplamente a educação no estado”, enfatiza Lueders.

Critérios do Plano de Vacinação

O primeiro grupo de prioridade na vacinação leva em conta os profissionais que atuam no modelo presencial, considerando que estão mais suscetíveis ao contágio do vírus. Dentro deste grupo, serão vacinados inicialmente os professores e auxiliares que trabalham em Instituição Especial (Centro de Atendimento Educacional Especializado – CAESP), que atuam com crianças que têm maior dificuldade de seguir os regramentos sanitários, principalmente o uso de máscaras e o distanciamento social. Para atender este primeiro grupo, serão necessárias cerca de 5 mil doses.

O cadastro da categoria, feito no início de maio, foi elaborado pela Undime/SC em conjunto com a Secretaria de Estado da Educação (SED), a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Federação Catarinense de Municípios (Fecam), o Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina (Sinepe), as secretarias municipais de Educação e as associações de municípios.

A aplicação de doses nesses profissionais vai ocorrer em uma estratégia de vacinação integrada contra a Gripe e contra a Covid-19. Em um primeiro momento, os trabalhadores da educação pública e privada de Santa Catarina serão imunizados com a vacina da Gripe e, em um segundo momento, com a vacina contra a Covid-19, respeitando o intervalo de aplicação de no mínimo 14 dias entre as doses.

Documentos para vacinação

No momento da vacinação, é necessário apresentar um documento comprobatório da área de atuação emitido pelo gestor da instituição. Além disso, o profissional da educação deve apresentar um contracheque, comprovando vínculo com a instituição, um documento com foto e seu CPF ou Cartão do SUS.

Fonte: Undime/SC com informações da Secretaria de Estado da Educação

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann