Programa Primeira Infância na Escola do MEC já alcançou mais de 1,8 mil adesões

Trata-se de um programa focado na melhoria da qualidade da educação infantil Ministério da Educação lançou […]

Publicado em Notícias - 01/06/2022.

Trata-se de um programa focado na melhoria da qualidade da educação infantil

Ministério da Educação lançou no dia 17 de maio um programa voltado para a educação de crianças de zero a cinco anos de idade por meio da Portaria n 357 de 17 de Maio de 2022. O Primeira Infância na Escola tem como objetivo promover iniciativas que elevem a qualidade da educação infantil e potencializem o desenvolvimento integral das crianças. O Programa já conta com mais de 1,8 mil adesões.

As ações serão implementaaos por meio da colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios. O Programa está organizado nos seguintes eixos: I – avaliação e monitoramento da implementação dos Parâmetros Nacionais de Qualidade da Educação Infantil; II – gestão, liderança e fortalecimento institucional; e III – currículo e práticas pedagógicas.

A adesão ao Programa é voluntária e deve ser realizada mediante assinatura de termo, pelo secretário de educação do ente federado, disponibilizado no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle – Simec.

O prazo para adesão das Secretarias de Educação é de 17 de maio a 29 de julho. Nesse momento, as Secretarias de Educação interessadas em aderir devem assinar o termo e indicar a equipe responsável pela coordenação local do Programa. A partir da segunda quinzena de junho, o MEC disponibilizará a lista de escolas elegíveis para recebimento do recurso financeiro, conforme artigo 15 da Portaria de instituição do Programa.

No termo de compromisso, a Secretaria de Educação deverá comprometer-se a dar publicidade aos recursos recebidos e às atividades fomentadas em parceria com o Governo Federal, fazendo menção explícita ao Programa, em quaisquer materiais distribuídos ou divulgados.

A Secretaria de Educação Básica fornecerá apoio técnico e financeiro a fim de avaliar, monitorar e qualificar as oportunidades de aprendizagem para municípios e escolas de educação infantil.

Para mais informações, entre em contato por meio do endereço eletrônico primeirainfância@mec.gov.br.

Fonte: MEC com informações da SEB
https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/programa-primeira-infancia-na-escola-do-mec-ja-alcancou-mais-de-1-8-mil-adesoes

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann