Resultado preliminar do Parfor Equidade traz 6 mil vagas

Foram selecionadas 117 propostas, das cinco regiões do País; Capes triplicou a oferta por causa da […]

Publicado em Notícias - 22/02/2024.

Foram selecionadas 117 propostas, das cinco regiões do País; Capes triplicou a oferta por causa da grande quantidade de projetos

O resultado preliminar do Edital Conjunto nº 23/2023, publicado nesta terça-feira, 20 de fevereiro, no Diário Oficial da União, traz 6 mil vagas, em 117 propostas selecionadas. Cada projeto apresenta cursos voltados para grupos sub-representados, a serem executados pelo Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade). A Capes triplicou o número de pessoas a serem atendidas, inicialmente estabelecido em 2 mil, por causa da grande quantidade de propostas inscritas. O investimento previsto é de R$371 milhões ao longo de cinco anos.

O objetivo do Parfor Equidade é formar professores em licenciaturas específicas e pedagogos para atendimento das redes públicas e comunitárias que têm educação escolar indígena, quilombola e do campo, educação especial inclusiva e educação bilíngue de surdos. As formações ofertadas serão Pedagogia Intercultural Indígena, Licenciatura Intercultural Indígena, Licenciatura em Educação do Campo, Licenciatura em Educação Escolar Quilombola, Licenciatura em Educação Especial Inclusiva e Licenciatura em Educação Bilíngue de Surdos.

As instituições que tiveram iniciativas não classificadas ou não aprovadas têm até 10 dias para recorrer. O resultado final dos cursos aprovados será divulgado em 15 de março e a seleção e matrícula dos alunos pelas instituições de ensino superior devem ter início no dia 18 do mesmo mês. A inclusão de cursos novos no e-MEC irá até 31 de julho, e o começo dos cursos, até 31 de agosto.

Além de preparar educadores em exercício, o Parfor Equidade vai ampliar o número de profissionais que trabalham com esse grupo. Pelo menos 50% das vagas serão destinadas a professores da rede pública que já ensinam na área do curso sem ter a formação adequada, com preferência para indígenas, quilombolas, negros ou pardos, pertencentes a populações do campo, pessoas surdas e público-alvo da educação especial. Para os demais, haverá processo seletivo feito pelas instituições de ensino superior, com destinação de cotas conforme legislação vigente e baseada em dados de cor/raça de cada estado.

O Parfor Equidade também investirá na execução de projetos pedagógicos com forma diferenciada de tempo, espaço e organização dos conhecimentos. O Programa tem a função de aproximar a educação superior e básica, de modo a que comunidades e escolas possam ser espaços de formação e pesquisa. Outro aspecto inovador é que mestres tradicionais de saberes reconhecidos nessas comunidades poderão ser formadores em atividades e disciplinas específicas.

Sobre o Programa

O Parfor Equidade é uma ação da Capes em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (Secadi/MEC). Podem oferecer os cursos as instituições de ensino superior federais ou comunitárias com Índice Geral de Cursos igual ou superior a 3 e as estaduais e municipais como autorização para funcionamento. Todas devem ter experiência na área.

Fonte: CGCOM/CAPES

https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/resultado-preliminar-do-parfor-equidade-traz-6-mil-vagas

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann