Reuniões das Câmaras Técnicas da Educação Básica retomam no dia 7 de fevereiro

As Câmaras Técnicas têm o objetivo de apoiar o enfrentamento dos impactos decorrentes da pandemia de […]

Publicado em Notícias - 02/02/2022.

As Câmaras Técnicas têm o objetivo de apoiar o enfrentamento dos impactos decorrentes da pandemia de Covid-19 na educação

A primeira reunião ordinária de 2022 das Câmaras Técnicas da Educação Básica será realizada ao vivo no dia 7 de fevereiro, às 14h30 às 71h30, com transmissão pelo canal do MEC no Youtube, no link: https://youtu.be/6iodeyN30qw. Nesse momento estarão reunidos os representantes das quatro Câmaras Técnicas da Educação Básica? e especialistas convidados para apresentação de relatórios sobre os impactos da pandemia na educação brasileira.

O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), instituiu, em 2021, Câmaras Técnicas para as etapas e modalidade da Educação Básica, visando apoiar o enfrentamento dos impactos decorrentes da pandemia de Covid-19 na educação. As Câmaras Técnicas da Educação Básica foram instituídas por meio da Portaria nº 601, de 5 de agosto de 2021, assinada Pelo Ministro de Estado da Educação, Milton Ribeiro, para as seguintes etapas e modalidades: I – Câmara Técnica da Educação Infantil; II – Câmara Técnica do Ensino Fundamental; III – Câmara Técnica do Ensino Médio; e IV – Câmara Técnica da Educação de Jovens e Adultos.

Em 2021, as Câmaras Técnicas contaram com a participação de representantes das diversas secretarias do MEC e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), que juntos discutiram sobre a construção de ações de políticas públicas, baseada não só na boa técnica, mas na legitimidade do debate, nos princípios e valores para uma educação pública eficaz para consolidar o seu principal objetivo: elaborar levantamentos, análises de dados e relatórios no âmbito da educação básica, de forma a subsidiar as redes de ensino na atuação integrada dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, nas aprendizagens e na permanência dos estudantes, além de compartilhar informações confiáveis, inclusive referentes à avaliação dos impactos futuros da pandemia.

Outro objetivo cumprido pelas Câmaras Técnicas foi o de apontar ações para a coordenação da atuação integrada dos Estados, Distrito Federal e Municípios, no enfrentamento dos impactos da pandemia da Covid-19 nas aprendizagens e na permanência dos estudantes; e assessorar o Comitê Operativo de Emergência do Ministério da Educação, por meio da análise e o levantamento de dados mapeados por pesquisas publicadas por outras instituições ou coletados pelo MEC, relativos aos impactos da pandemia. Buscará, também, identificar experiências pedagógicas da etapa ou modalidade realizadas como estratégias de aprendizagem durante e após o período da pandemia.

Coube às Câmaras Técnicas fomentar o compartilhamento de lições aprendidas no período da pandemia; a identificação e mapeamento das boas práticas pedagógicas e estratégias de enfrentamento da evasão e do abandono escolar; e o desenvolvimento de instrumentos de coleta dos dados, de acordo com as necessidades levantadas. Além disso, ainda entre as competências previstas às quatro câmaras, houve a análise e elaboração de relatórios e materiais com orientações e sugestões para o enfrentamento dos impactos da pandemia na educação; bem como a sistematização das reuniões técnicas entre as áreas técnicas da etapa ocorridas em todas as instâncias.

Fonte: MEC

https://bit.ly/3AUc8tF

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