São José lança parceria com a TV Câmara para exibir conteúdos aos alunos da rede municipal

A TV Câmara de São José começou a exibir, nesta segunda-feira (10), os programas Vamos Aprender […]

Publicado em Notícias - 10/08/2020.


Foto: Divulgação SME de São José.

A TV Câmara de São José começou a exibir, nesta segunda-feira (10), os programas Vamos Aprender para os alunos da rede municipal de ensino. O projeto é resultado da parceria da Secretaria Municipal de Educação com o projeto Vamos Aprender, desenvolvido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), com apoio da Fundação Lemann, Fundação Roberto Marinho, CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira) e Unesco. O objetivo é disponibilizar mais uma opção de conteúdo educacional remoto para os alunos da rede municipal durante o período de pandemia.

Os programas, que têm cerca de 30 a 40 minutos, são feitos com conteúdo produzido pelos professores da rede municipal complementado com o material do programa Vamos Aprender. A exibição será feita em parceria com a TV Câmara de São José, no canal 10.2 da TV aberta digital, com programação diária de duas horas e meia, das 9h30min às 12h, para Educação Infantil e Ensino Fundamental. Para a EJA, o programa será exibido sempre às terças-feiras, a partir das 18h30min, com reprise aos sábados.

Haverá conteúdo disponível para Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA nas áreas de Linguagem, Matemática, Ciências Humanas, Ciências Naturais e Diversidade (Educação das Relações étnico-raciais, Educação Ambiental e Direitos Humanos). Confira a programação da primeira semana clicando aqui para Educação Infantil e Ensino Fundamental e aqui para a EJA.

Para sintonizar o canal 10.2 da TV Câmara na televisão, é necessário selecionar a plataforma do aparelho e seguir os passos de “atualização de canais”, “busca por canais”, ou “encontrar canais” (Sintonia de Canais – automática ou manual). Alguns aparelhos encontram apenas o canal 10.1 no modo automático, nestes casos, é preciso realizar o processo no modo manual de busca por canais.

Com as escolas fechadas desde março devido à pandemia do novo Coronavírus, a Secretaria de Educação vem organizando diversas ações para manter o compromisso de garantir uma educação de qualidade aos estudantes matriculados na rede municipal. Estão disponíveis, por exemplo, uma plataforma de aprendizagem para compartilhamento de materiais de estudo e aulas planejadas pelos professores na modalidade online ou em papel para os alunos que não têm acesso à internet.

Para a secretária de Educação, Lilian Sandin Boeing, esta é mais uma ação para garantir o processo pedagógico de aprendizagem para os alunos “Essa parceria com a TV Câmara e o projeto Vamos Aprender é importante como mais uma ferramenta que a rede municipal fornece às famílias para que os alunos tenham acesso ao conhecimento e mantenham o vínculo com a unidade escolar”, destaca.

Fonte: Undime-SC – Com a contribuição da SME de São José.

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann