Sealf disponibiliza curso Práticas de Alfabetização

Mais de 350 mil professores e demais interessados já realizaram a inscrição Criado pela Secretaria de […]

Publicado em Notícias - 20/04/2021.

Mais de 350 mil professores e demais interessados já realizaram a inscrição

Criado pela Secretaria de Alfabetização (Sealf) do Ministério da Educação (MEC), o programa Tempo de Aprender publicou, em fevereiro de 2020, seu primeiro curso on-line, intitulado Práticas de Alfabetização. Com sete módulos de conteúdo, a formação continuada destina-se principalmente a professores, coordenadores pedagógicos, diretores escolares e assistentes de alfabetização, sendo também proveitoso para gestores de redes educacionais e para toda a sociedade civil engajada no assunto. Atualmente, o curso é o primeiro colocado nos números do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (Avamec), contando com mais de 353 mil inscritos e mais de 5 milhões de acessos.

No curso Práticas de Alfabetização, são apresentadas estratégias de ensino, atividades e avaliações formativas destinadas ao 1º e 2º ano do ensino fundamental, e ao último ano da educação infantil, pois é de extrema importância que os docentes tenham uma visão sistêmica e orgânica das habilidades e competências relativas à aprendizagem de leitura e da escrita. Além disso, todos os conteúdos disponibilizados no curso podem servir de reforço para crianças de idades mais avançadas, principalmente aquelas do 3º ano do ensino fundamental.

É importante ressaltar que, no processo de ensino e aprendizagem, as peculiaridades regionais devem ser consideradas, sobretudo em um país de dimensões continentais como o Brasil. Diante disso, serão disponibilizadas, ao longo do curso, orientações específicas em respeito às variantes dialetais.

Todos os interessados podem realizar a inscrição no curso on-line. O certificado emitido ao final do curso apresenta média final, data de início e de conclusão das aulas. Para mais informações, acesse aqui.

Fonte: Ministério da Educação

https://bit.ly/2QHAzXU

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann