Secretarias escolares devem revisar os perfis da equipe do PDDE Interativo no sistema

O PDDE Interativo está disponível nas redes e escolas de ensino público inscritas no Censo Escolar

No início do semestre letivo, momento em que os novos diretores tomam posse nas escolas e que deverão ser cadastrados no PDDE Interativo, a Diretoria de Articulação e Apoio às Redes de Educação Básica (Dare) do Ministério da Educação (MEC) ressalta a importância das secretarias de educação para a devida administração de usuários no sistema, lembrando de realizar a inativação ou mudança de perfil dos antigos profissionais. “Para a melhor execução das ações que envolvem o repasse de recursos, por meio do Programa Dinheiro na Escola, é necessário que os usuários do sistema estejam com seus dados atualizados e senha ativa.”, reforça a diretora de Articulação e Apoio às Redes de Educação Básica, Ana Caroline Santos Calazans Vilasboas.

O Comitê Gestor é responsável por essa tarefa e há quatro perfis que devem passar pela ação de inspeção: diretor da escola, coordenador, comitê gestor e equipe de apoio na secretaria. “Esse comitê tem a finalidade de ser uma ponte de comunicação entre o MEC e a escola. Entre suas funções, estão a de administrar os usuários do sistema PDDE Interativo e ajudar escolas a interagirem com as suas funcionalidades na adesão aos programas do MEC e na elaboração dos planos de trabalho e, por fim, auxiliar com a execução dos recursos e com a prestação de contas.”, relembra a coordenadora-geral, Raquel Pereira, da Coordenação-Geral de Apoio a Gestão Escolar.

Como fazer:

No módulo “Administrativo”, é possível consultar todos os usuários vinculados à sua rede de educação, bem como o “status” de cada um e o “perfil” atribuído. O comitê poderá verificar se há a necessidade de bloquear ou inativar usuários ou ajustar o perfil de acesso, em casos de alteração de função no âmbito da secretaria de educação. Usuários que não façam mais parte das funções da equipe do PDDE Interativo nas secretarias de educação, mas que desejarem manter o acesso ao sistema, poderão ter o perfil modificado para “consulta”.

É muito importante que essa atualização seja feita, pois os perfis têm responsabilidades com a operação do sistema. O diretor de escola, por exemplo, é o único habilitado a elaborar o diagnóstico do PDDE Interativo, questionários de pesquisa, adesão a programas e ações do MEC, cadastro e monitoramento dos planos de trabalho pactuados.

“A entidade pode consultar o Manual Primeiros Passos para acessar o sistema PDDE Interativo, que descreve detalhadamente o procedimento operacional”, orienta a coordenadora.

Confira aqui o Manual para acessar o sistema.

PDDE Interativo:

O PDDE Interativo é uma ferramenta de apoio à gestão escolar desenvolvida pelo Ministério da Educação em parceria com as secretarias de educação, e está disponível para todas as escolas públicas cadastradas no Censo Escolar. Para isso, o sistema tem ferramentas de apoio ao planejamento e à gestão escolar, por meio das quais as equipes escolares podem identificar seus principais problemas e definir ações para resolvê-los. O diagnóstico e o planejamento estratégico estão em construção.

 

Fonte: Ministério da Educação com informações da CGGE e Dare.
https://bit.ly/3qH1vpQ

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