Trabalhando a afetividade, projeto “Girassol – Cultivando Emoções” promove interação entre escola e família

Iniciativa fomenta sentimentos como carinho, amor e respeito entre os alunos da Rede Municipal de Educação […]

Publicado em Notícias - 14/06/2021.

Iniciativa fomenta sentimentos como carinho, amor e respeito entre os alunos da Rede Municipal de Educação de Urussanga.

Lançado no último mês, o Projeto “Girassol – Cultivando Emoções” é sucesso de interação e engajamento entre as escolas e as famílias dos alunos da Rede Municipal de Educação de Urussanga. Trazendo em seu nome o girassol, flor que simboliza luz, união e esperança, o projeto busca promover a interação entre a escola e a família trabalhando nos alunos a afetividade e a importância desse sentimento no convívio familiar e escolar.

A promoção de momentos de fala e escuta proporcionados pela iniciativa são essenciais para a construção de um ambiente escolar saudável, pontua a coordenadora de Ensino Fundamental de Urussanga, Suelen dos Santos. “Durante a execução do projeto ficou muito claro aos profissionais envolvidos a necessidade de promovermos mais momentos de fala e escuta, indo além dos conteúdos curriculares. Observou-se, principalmente do 6º ao 9º ano, a presença de sentimentos que exigem atenção das famílias e da comunidade como um todo. Nessa etapa, os adolescentes lidam com diferentes transformações, dúvidas e incertezas, que se acentuaram diante da pandemia”, relata a coordenadora. 

Além de atividades lúdico-pedagógicas para trabalhar os sentimentos de empatia e acolhimento, foram promovidas também ações sociais durante o projeto, conforme destaca a coordenadora de Educação Infantil do município, Rosilene Aparecida Matos. “O objetivo foi trabalhar com as emoções, com momentos de escuta, acolhimento e socialização. Esse projeto trouxe muita alegria para nossas escolas, além de mobilizar ações sociais, como a campanha do agasalho”, conta.

Mãe de dois alunos do Centro Educacional Profissional Lydio De Brida, Flávia Cesconetto Covre descreve a emoção de participar do projeto junto aos filhos. “Foi gratificante plantarmos a sementinha do girassol em família, me fez sentir resiliência e esperança em acreditar que a semente vai florescer e as emoções negativas deste ano de pandemia vão passar. Parabéns à Secretaria de Educação, às coordenadoras das escolas e a todos os professores”, congratula Flávia. 

Para a Dirigente Municipal de Educação de Urussanga, Janea Possamai, a ampla participação da comunidade escolar foi determinante para os bons resultados proporcionados pela iniciativa. “Queremos manifestar a nossa gratidão a todos os nossos alunos pelas brilhantes produções e participação nas atividades pedagógicas propostas; aos pais e familiares pela dedicação e parceria com as escolas; aos professores e equipe gestora pelo empenho e dedicação aos nossos alunos. Nosso objetivo foi alcançado, foi lindo ver a parceria entre escola e família em prol do bem estar de nossas crianças e adolescentes. Desejamos a todos bons sentimentos, que saibamos ouvir e apoiar aqueles que amamos”, finaliza Possamai.

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann