Última semana para responder à pesquisa da Undime sobre o ensino de tecnologias nas escolas

Questionário virtual ficará disponível até 30 de novembro; iniciativa tem parceria com o Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB),  Fundação Telefônica Vivo e apoio técnico do Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede)

A Undime, o Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB), e Fundação Telefônica Vivo (FTV), com apoio técnico do Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), estão realizando um estudo para elaborar um mapeamento de currículos e componentes curriculares para o ensino de tecnologia e computação e das estruturas que as Secretarias Municipais de Educação possuem para o apoio pedagógico e técnico ao uso de tecnologias digitais.

O resultado será a publicação de um relatório nacional sobre a realidade das redes em relação à existência de currículos e componentes curriculares para o ensino de tecnologia e computação e estruturas para o apoio pedagógico e técnico ao uso de tecnologias digitais.

O questionário deve ser respondido por Dirigentes Municipais de Educação e/ou técnicos das Secretarias dos 5.568 municípios brasileiros, e o prazo final para preenchimento encerra no dia 30 de novembro. A ideia é identificar como as redes têm se organizado e qual a estrutura organizacional existente em cada município de modo a oferecer apoio para o uso de tecnologias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem.

Como participar?

O link para acesso ao questionário foi enviado às seccionais da Undime em cada estado via endereço eletrônico. Clique aqui para acessar os contatos, solicitar o link do questionário e responder.

Serão coletadas informações sobre as formas de oferta de tecnologia, como consta na competência 5 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além das estruturas de apoio, tanto pedagógico quanto técnico, para a manutenção de dispositivos/equipamentos e uso de tecnologias digitais nas escolas.

O levantamento também abordará questões relativas às ações pedagógicas já realizadas e as previstas para acontecer, além de formações continuadas para as temáticas de tecnologia oferecidas aos docentes da rede. Com base nas respostas obtidas, a equipe de pesquisadores poderá entrar em contato com o município para agendamento de entrevistas e/ou realização de visita in loco.

Para fins de análise de um cenário nacional, é importante que as secretarias municipais de educação das capitais do país também respondam ao questionário. Além disso, a pesquisa também será trabalhada com 728 municípios que precisarão participar da fase amostral do estudo.  Clique no link para ter acesso à lista dos municípios: http://undime.org.br/uploads/documentos/phpKC97S2_635fe02767d87.xlsx.

Fonte: Undime

Compartilhe: