Undime/SC completa 34 anos de comprometimento com a educação municipal catarinense

Ciclo que se encerra este ano foi de intensa articulação institucional, promoção de diálogo e consolidação de ações significativas para o avanço da Educação no estado.

Em meio à crise da pandemia da Covid-19, no lugar de estagnar ou retroceder, a Undime/SC pode afirmar que avançou. O ciclo que se encerra neste 19 de outubro foi marcado pela intensa articulação institucional com vistas a assegurar a qualidade da educação e da permanência das crianças e adolescentes nas escolas públicas municipais catarinenses. Sobretudo este ano, diante dos diversos desafios do ensino remoto e híbrido, a diretoria da Undime/SC empenhou-se no trabalho colaborativo com os órgãos de controle do estado e na promoção do diálogo aberto e sincero entre os dirigentes municipais de Educação. 

Dessa atuação significativa para o avanço do ensino catarinense, seja no âmbito municipal ou estadual, na rede pública ou privada, o principal fruto é o lançamento de um formulário inédito no estado para avaliar os índices de abandono e evasão escolar na pandemia e o processo de retomada das aulas presenciais nos municípios. A pesquisa, elaborada em regime de colaboração,  servirá de instrumento para o planejamento de políticas públicas intersetoriais e de ações educacionais efetivas para o próximo ano letivo. Também foi novidade a estreia do programa “Encontro com a Undime/SC”, que, por meio de webinários e formações virtuais promovidas ao longo do ano, buscou capacitar os profissionais da educação sobre temáticas importantes para a construção de um ensino democrático.

Cumprindo com o objetivo de criar estratégias que favoreçam e consolidem a qualidade social da educação, a instituição participou de forma ativa e decisiva dos encontros dos comitês e comissões que integra, atuando para a construção de um pacto estadual pela alfabetização e pela garantia de aprendizagem, bem como para o retorno seguro e completo às aulas presenciais nos municípios catarinenses. Nesse período, a Undime/SC pôde contar com grandes aliados, que contribuíram para o fortalecimento da instituição e na articulação de causas educacionais.

Pela primeira vez em todos os seus 34 anos de história, neste ano, a seccional catarinense realizou seu fórum ordinário somente por videoconferência e transmissão virtual. O sucesso do 18º Fórum Ordinário da Undime Santa Catarina e 5º Fórum da Undime Região Sul, assistido por quase 10 mil pessoas, é capaz de ilustrar como a instituição soube transformar os desafios em possibilidades. A reeleição da presidente da Undime/SC, Patrícia Lueders, dirigente municipal de Educação de Blumenau/SC, à presidência da Região Sul atesta a eficiência do trabalho que vem sendo conduzido em Santa Catarina, cujo principal alicerce é a união de forças. 

A Undime/SC agradece a confiança dos 295 municípios e renova seu compromisso com a atuação coletiva. Somente por atos conjuntos, entre instituição, dirigentes e poder público, é possível prosseguir operando ações verdadeiramente transformadoras na Educação Municipal. Essa tem sido a base de nossas ações, com voz aos municípios, boa articulação, rede de parceiros, relações consolidadas, objetividade, clareza e atitude em nossos posicionamentos.

Parabéns pela união! Undime/SC, há 34 anos atuando em defesa da educação pública com qualidade social. 

Assista abaixo à mensagem da Presidente da Undime/SC em homenagem aos 34 anos da instituição:

Fonte: UndimeSC

Compartilhe: