Undime/SC, em parceria com MPSC, MPC/SC e TCE/SC, divulga dados inéditos sobre os impactos da pandemia no abandono e evasão escolar no estado

Panorama do processo de retomada das aulas presenciais nos municípios catarinenses e dos índices de abandono […]

Publicado em Notícias - 26/11/2021.

Panorama do processo de retomada das aulas presenciais nos municípios catarinenses e dos índices de abandono e evasão escolar do ano letivo de 2021 será lançado em live na próxima terça-feira (30), a partir das 14h30, pelo canal no YouTube da Undime/SC. 

Com o objetivo de avaliar, pela primeira vez, os reais impactos da pandemia nos índices de abandono e a evasão escolar no estado e pensar ações para a minimização dessas problemáticas no próximo ano letivo, a Undime/SC, em parceria com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Ministério Público de Contas do Estado de Santa Catarina (MPC/SC) e Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), desenvolveu o formulário “Diagnóstico dos impactos da pandemia no abandono e evasão escolar nos municípios catarinenses”. Os resultados do questionário, respondido pela totalidade dos municípios catarinenses, serão divulgados em live na próxima terça-feira (30/11), a partir das 14h30, pelo canal no YouTube da Undime/SC.

As perguntas que compõem o formulário foram divididas em quatro eixos temáticos: evasão e abandono escolar; retorno às aulas 100% presenciais; avaliação diagnóstica e recuperação da aprendizagem; e programas educacionais desenvolvidos no município. Entre outros aspectos, os dirigentes municipais de Educação informaram o número de matrículas do ano de 2021 na rede municipal de ensino, as medidas adotadas para diminuir a taxa de evasão escolar no ano letivo de 2020, quantas escolas da rede municipal estão com atividades 100% presenciais e quais programas educacionais existem no município.

A presidente da Undime/SC e Região Sul, Patrícia Lueders, dirigente municipal de Educação de Blumenau/SC, aponta que a pesquisa contribuirá para o planejamento de políticas públicas intersetoriais e de ações educacionais efetivas em 2022. “A iniciativa permitirá ampliar a perspectiva para entender os impactos da pandemia, do ensino remoto e híbrido na Educação. Até então, tínhamos somente os dados da busca ativa escolar, e não um censo oficial que ajudasse a guiar o planejamento de ações para o próximo ano letivo”, afirma Lueders.

Assista ao lançamento oficial dos dados inéditos sobre o retorno às aulas presenciais em Santa Catarina e os impactos da pandemia no abandono e evasão escolar: https://www.youtube.com/watch?v=j5NfzMgkHTY.

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