Undime/SC participa do ciclo de reuniões IntegrAÇÃO Undime

Em encontro virtual com representantes da Undime Nacional nesta sexta (4/6), a diretoria da Undime/SC eleita para o biênio 2021/2023 reafirmou o compromisso com a construção de uma instituição cada vez mais articulada na defesa da educação pública de qualidade social.

Os membros titulares e suplentes da diretoria executiva estadual, Conselho Fiscal, Conselho Estadual de Representantes e membros do Conselho Nacional de Representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime/SC) participaram nesta sexta-feira (4/6) da IntregrAÇÃO Undime, ciclo de reuniões promovido pela Undime Nacional. Durante o encontro virtual, foram detalhados à diretoria da Undime/SC eleita para o biênio 2021/2023 os modelos de organização e governança da instituição a fim de alinhar as ações para a defesa da educação pública municipal de modo coeso e unificado. 

A Dirigente Municipal de Educação de Blumenau/SC e Presidente da Undime/SC e Região Sul, Patricia Lueders, salientou a importância da iniciativa para estreitar os laços e alinhar ainda mais a gestão da seccional catarinense à Undime Nacional. “É fundamental esse contato com a Nacional. É importante conhecer como se dão as tomadas de decisões e como se dá a gestão pública porque permite entender que o processo de deliberação não é de cima para baixo. É um ato democrático”, considerou Lueders. 

Temas como o estatuto e regimento da Undime, governança, Manual de Integridade e Compliance, planejamento estratégico, ações de incidência política e as estratégias da Undime: Busca Ativa Escolar e Conviva Educação foram debatidos durante o encontro. A reunião contou com apresentação do presidente da Região Nordeste e DME de Palhano/CE, Alessio Costa, que trouxe uma retrospectiva histórica da instituição, e do assessor da Undime, Evandro Borges, que abordou o estatuto e regimento da instituição, além do Manual de Implementação da Política de Integridade e Compliance (Conformidade).

Trabalho integrado

Em sua fala de abertura, o presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Mennucci/SP, Luiz Miguel Garcia, deu as boas vindas à nova gestão e parabenizou o trabalho que vem sendo feito pela Undime/SC. “Parabenizo a presidente Patrícia não só por durante dois anos ter sido presidente da Região Sul, mas por todo o conceito de integração que vem sendo aplicado pela Undime Santa Catarina em todas as suas ações”, afirmou Garcia, citando a realização do 18º Fórum Ordinário da Undime Santa Catarina e 5º Fórum da Undime Região Sul de forma integrada. 

O trabalho interinstitucional desempenhado pela seccional catarinense em parceria com os órgãos fiscalizadores e de controle do estado foi também ressaltado pelo presidente da Undime. “Recebemos o contato do Tribunal de Contas elogiando a colaboração da Undime Santa Catarina no processo de volta às aulas e o protagonismo da instituição na construção dos protocolos”, afirmou Garcia. Também na área da educação infantil a seccional catarinense ganhou proeminência. “A voz forte e técnica da presidente Patricia tem sido muito importante na defesa do direito à aprendizagem e a começar pelas crianças, o que é muito importante”, completou o presidente. 

Nesse sentido, a presidente da Undime/SC destacou que o trabalho desempenhado por toda a equipe de gestão é essencial. “Hoje, a nossa seccional é composta por perfis técnicos que têm uma larga caminhada na educação. Muito me honra estar à frente da Undime/SC, tendo em vista que temos em nossa organização pessoas técnicas que fazem a defesa da educação pública de qualidade social. Isso me fortalece. Não é a voz da Patrícia, é a voz dos dirigentes de Santa Catarina”, acrescentou a presidente da Undime/SC. 

Esse trabalho articulado é o que Lueders afirma ser o alicerce para o crescimento sempre contínuo da seccional catarinense. “Se hoje a Undime  chegou nesse patamar é porque a equipe e os secretários fazem a diferença. Cada dia nosso número de associados cresce e esse é o objetivo, estamos fechando um ciclo, mas ganhando cada vez mais força”, finalizou. 

Compartilhe: