Undime/SC realiza último encontro do ano com Diretoria Ampliada

Devido às fortes chuvas que atingiram o Estado nos últimos dias, Reunião Ordinária ocorreu por videoconferência […]

Publicado em Notícias - 02/12/2022.

Devido às fortes chuvas que atingiram o Estado nos últimos dias, Reunião Ordinária ocorreu por videoconferência nesta sexta (2) para avaliação das ações de 2022 e planejamento das próximas atividades.

O ano em que a Undime de Santa Catarina completou seus 35 anos de história foi de expansão e fortalecimento da instituição, com participação indispensável em pautas centrais da educação, representação em comitês interinstitucionais, promoção de eventos enriquecedores e de um trabalho engajado junto aos municípios catarinenses. Para a conclusão de mais um ciclo de muitos avanços, os membros da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal, Conselho Estadual e Nacional de Representantes da Undime/SC estiveram reunidos nesta sexta-feira (2), a fim de apresentar o balanço das atividades de 2022 e o planejamento das ações para o próximo ano.

Por conta das chuvas intensas que atingiram Santa Catarina nos últimos dias, causando deslizamentos e alagamentos em diversos municípios, o último encontro do ano, que aconteceria em Florianópolis junto à inauguração da sede da seccional catarinense, passou para o formato virtual, sendo adiada a cerimônia de inauguração do novo espaço. “Não foi possível nos encontrarmos presencialmente, mas, pelo retorno de todos os dirigentes que compõem esta diretoria, tenho certeza de que essa foi uma decisão assertiva. Neste momento, não temos o sentimento de festividade, mas isso não impede de estarmos aqui, de forma virtual, reunindo até um número maior de participantes, para apresentar o relatório anual”, diz a presidente da Undime/SC e Região Sul, Patrícia Lueders, dirigente Municipal de Educação de Blumenau/SC. 

Ao passar a palavra para o vice-presidente, Lueders aproveitou para ressaltar que a Undime tem feito a diferença no estado é, também, no país. “Esta diretoria fez história. Tivemos muitos resultados positivos, o que refletiu no número de filiados. Encerramos o ano com 247 municípios, um aumento significativo de 62 novos associados, um novo espaço para recepcionar os dirigentes de Educação e a consolidação de muitas parcerias”. Já o vice-presidente, Alex Tardetti, dirigente Municipal de Educação de São Lourenço do Oeste/SC,  aproveitou o gancho para exaltar o trabalho desempenhado pela instituição no sentido de orientar os gestores de educação. “A articulação precisa da seccional catarinense tem aproximado, ainda mais, os órgãos de controle do Estado da realidade dos municípios, tornando mais eficaz todo o trabalho pela Educação. Essa conquista é de toda a diretoria, na liderança da presidente Patrícia”.

Entre as ações deliberadas para o próximo ano, está a realização do Fórum Ordinário da Undime/SC no município de Blumenau/SC, previsto para o mês de abril, ocasião que deverá eleger a nova Diretoria Executiva da instituição. O cronograma de atividades contempla, ainda, a realização de encontros regionais, bem como a manutenção do ciclo de formações “Encontro com a Undime/SC”, promovido de forma gratuita e virtual pela seccional catarinense aos municípios filiados, com o objetivo de possibilitar a ampla participação dos dirigentes, equipes técnicas e educadores nas discussões de assuntos pertinentes à área educacional. Para além dos encontros on-line, o planejamento prevê atendimento presencial aos municípios filiados na sede da instituição, com a equipe de assessoria técnica e pedagógica, já no início do próximo ano. 

Em constante crescimento

Além de alcançar um número recorde de municípios filiados, em 2022, a seccional se destacou nas discussões de políticas públicas, programas e pautas pertinentes à educação, a exemplo da elaboração da legislação regulamentando, de forma pioneira no país, a distribuição de ICMS aos municípios. Teve ampla representação na agenda da educação, marcando presença no lançamento de programas do Ministério da Educação, como o Programa Educação Financeira nas Escolas e o Programa Primeira Infância na Escola, e em eventos interinstitucionais, como o 4º Simpósio Nacional de Educação, totalizando cerca de 50 participações em encontros.

Promoveu a live “O ICMS Educacional de Santa Catarina”, em parceria com as instituições que compõem o Comitê Estratégico de Monitoramento dos Planos de Educação em Santa Catarina a fim de orientar dirigentes, equipes técnicas das secretarias e demais educadores. Também realizou, em quatro encontros distintos, um percurso formativo sobre gestão democrática, ofertado gratuitamente aos municípios filiados por meio do canal no YouTube da Undime/SC, com transmissões ao vivo que totalizam mais de 12 mil visualizações. Outra live de destaque, que passa das 15 mil visualizações, foi a abertura do ano letivo com palestra sobre “Práticas Socioemocionais para uma Educação de Qualidade”, ministrada pela psicóloga Camila Cury, dentre outras transmissões que mobilizaram a rede municipal.

Por Undime/SC

 

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann