Programa Volta ao Novo impulsiona projetos nos municípios catarinenses

Ao final de um percurso formativo de três meses, promovido pela Undime/SC, em parceria com o […]

Publicado em Notícias - 17/11/2021.

Ao final de um percurso formativo de três meses, promovido pela Undime/SC, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, os agentes multiplicadores dos municípios apresentaram planos de ação que contemplam iniciativas implementadas já neste ano e projeções para o próximo período letivo.

De agrogincana a encontros socioemocionais envolvendo toda a comunidade escolar, em três meses de programa, o Volta ao Novo impulsionou iniciativas admiráveis nos municípios catarinenses. No decorrer de agosto, setembro e outubro, as formações on-line do Programa de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais – Volta ao Novo SC,  promovido pela Undime/SC, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, trabalharam o desenvolvimento de competências dos educadores e estudantes, com foco no acolhimento e autogestão. O resultado desse percurso formativo, socializado em 10 de novembro, último encontro do programa, consolidou-se nos planos de ação elaborados pelos agentes multiplicadores dos municípios, que contemplam as iniciativas implementadas já neste ano e as projeções para o próximo período letivo. 

A presidente da Undime/SC e Região Sul, Patrícia Lueders (DME de Blumenau/SC), destaca que os projetos apresentados pelos multiplicadores são grandes exemplos de como o programa é capaz de complementar práticas já fomentadas pelas próprias escolas. “O Volta ao Novo é um programa que todo secretário de Educação, ao implementar em sua secretaria, não precisará visualizar como algo a mais. É uma iniciativa que vem ao encontro da necessidade de se pensar na saúde e bem-estar, na preocupação socioemocional dos servidores da educação e estudantes, especialmente neste período tão atípico da Covid-19”, afirma. 

Dando ênfase ao potencial transformador das ações planejadas pelos municípios, a assessora pedagógica da Undime/SC e articuladora do Programa Volta ao Novo em Santa Catarina, Sônia Fachini, salienta a importância da trajetória trilhada pelos multiplicadores ao longo das formações. “O programa foi organizado em cinco macrocompetências fundamentais, que são: a autogestão; engajamento com os outros; amabilidade, resiliência emocional e abertura ao novo. Os conteúdos trabalhados nos últimos três meses foram essenciais para a elaboração de planos de ação eficazes, que priorizam o desenvolvimento pleno de estudantes, professores e gestores”. 

Para 2022, o município de Indaial planeja retomar e ampliar uma formação continuada sobre saúde e qualidade de vida, destinada, à princípio, à equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME) e aos orientadores educacionais e pedagogos da rede municipal de ensino. “Um encaminhamento agora é conseguir estender a formação às equipes gestoras e aos professores. Para 2022, nossas projeções já estão alinhadas ao eixo estruturante das competências socioemocionais”, aponta a orientadora educacional da SME de Indaial, Luciane Packer, reconhecendo o trabalho dedicado dos articuladores do Volta ao Novo em Santa Catarina. “A toda equipe, prestamos nossos agradecimentos por nos oportunizar esse programa tão rico em estrutura e material, e pela assessoria de vocês conosco, nos orientando e mostrando caminhos”, congratulou.

Em Chapecó, nos meses de setembro e outubro deste ano, os mais de 90 gestores e vice-gestores da rede municipal de ensino participaram de uma formação na EBM em Agropecuária Demétrio Baldissarelli. Além de palestras sobre desenvolvimento socioemocional, com o objetivo de proporcionar um momento lúdico de interação e contribuir para a formação social e ambiental dos gestores, uma agrogincana integrou a programação. A gerente de Articulação e Gestão Educacional da SME de Chapecó, Luciana Saccon, observa que a formação proporcionou uma maior integração da equipe de gestores e destaca a importância da iniciativa. “Todo o projeto é pautado na ação e no aspecto socioemocional, que neste ano de pandemia é essencial. A importância disso se reflete na ação dos gestores na instituição. Ter um gestor que saiba lidar com as adversidades, com os problemas do dia a dia, e que saiba ter um engajamento melhor com seu professor”. 

Percurso formativo

Despedindo-se dos participantes no último encontro do programa, a articuladora do Volta ao Novo no estado e psicóloga da SME de São José (SC), Ana Brasil de Oliveira, foi capaz de ilustrar a intenção da iniciativa. “Eu acredito que a maior riqueza da nossa formação é nos permitir olhar as possibilidades. Não é trazer nada pronto, nenhuma fórmula mágica, mas mexer as nossas ideias no sentido de que o simples é possível e pode ser grandioso”. 

A psicóloga ministrou, em 25 de agosto, a primeira formação do programa, que teve como tema acolhimento e autogestão. Propondo reflexões sobre o contexto educacional atual, Brasil buscou elucidar os termos resiliência e plasticidade, aplicando-os nas atividades do cotidiano. Ao final, a psicóloga concluiu que “é necessário explorar maneiras diferentes de se trabalhar dentro da nossa função, de ampliar a maneira de olhar para o que está posto, de partilhar e aprender com o outro, e buscar na ideia algo que possa engrandecer o que já fazemos”. 

Convidada do segundo evento de formação, a socióloga e educadora Lourdes Atié discorreu sobre a competência socioemocional da motivação, destacando a importância de fazer da escola um ambiente acolhedor e de bem-estar para toda a comunidade. “É necessário estar atento à ética do cuidado, expressar todas as aflições e criar um vocabulário afetivo em sala de aula, não só por parte dos professores como também dos alunos. Em tempos como este, é imprescindível criar uma escola que tenha calma e escuta”.

A formadora nos Programas de Desenvolvimento Socioemocional do Instituto Ayrton Senna, Edna Borges, foi a convidada do terceiro e último encontro formativo do Volta ao Novo em Santa Catarina. Apresentando aos participantes um modelo organizativo das cinco macrocompetências (abertura ao novo, autogestão, engajamento com os outros, amabilidade e resiliência emocional), proposto pelo Instituto Ayrton Senna, Borges explanou sobre a necessidade de se trabalhar a temática com intencionalidade nas escolas. “As competências socioemocionais são influenciadoras no modo como uma pessoa pensa, sente, decide e age em determinada situação ou contexto. Por isso, desenvolver essa prática em sala de aula é trabalhar o autoconhecimento, tanto dos alunos quanto do próprio professor”.

Programa Volta ao Novo

Em Santa Catarina, a equipe de articuladores do Programa Volta ao Novo é composta pela assessora pedagógica da Undime/SC, Sônia Fachini, pela psicóloga da SME de São José (SC), Ana Brasil de Oliveira, e pela Anelize Schlosser, da SME de Blumenau (SC). Abaixo, você confere os detalhes de cada um dos encontros do Programa Volta ao Novo em Santa Catarina:

Fonte: Undime/SC

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